quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

IAT - Proposta Pedagógica e Ementas

Institutos Anglicanos Teológicos (IATs)

Proposta: Curso Básico em Teologia, em 10 (dez) módulos de 02 (dois) meses cada, 02 (duas) aulas duplas 02 (duas) vezes por semana, em horário noturno, visando melhor equipar a liderança laica em seus ministérios e despertar vocações para os Ministérios Ordenados e/ou Instituídos. Cada módulo requer um trabalho e/ou prova final. Um Diploma será emitido pela Diocese do Recife ao término do Curso.

Preço: R$ 20,00 como mensalidade
Matrículas: 23 de janeiro a 16 de fevereiro de 2009
Início das Aulas: 01 de março
Horário das Aulas: 19h às 21h
Cada IAT estabelecerá os seus dias de aula!

Campus I: IAT – Colinas
Loca: Paróquia Anglicana São Paulo
Coordenação: Reverendos Juciara Maria R. do Nascimento e Ivaldo Sales

Campus II: IAT – Gravatá
Local: Paróquia Anglicana Cristo Redentor
Coordenação: Reverendos José Roseno e Fábio Rego

Campus III: IAT – Olinda
Local: Paróquia Anglicana Emanuel
Coordenação: Reverendas Vera Nascimento e Jeane Coelho

Primeiro Ano: 2009

Módulos
Primeiro Módulo: Introdução à Bíblia (março-abril)

Ementa: A Formação do Cânon Bíblico. Panorâmica dos Livros do Antigo e do Novo Testamentos. A Doutrina da Inspiração. O Lugar da Bíblia na Reforma Protestante. A Bíblia e o Anglicanismo: no LOC, nos 39 Artigos de Religião, no Quadrilátero de Lambeth. O Calendário Anual de Leituras. Uso da Bíblia: na Devoção, no Estudo e na Liturgia.

Segundo Módulo: Introdução à Teologia (maio-junho)

Ementa: Epistemologia: Teologia, Filosofia, Ciência. Crer é Também Pensar. O estudo sistemático do sagrado revelado. Elaborando e Compreendendo os Grandes Temas da Teologia Cristã. O saber teológico na tarefa evangelística, doutrinária e apologética.

Terceiro Módulo: Doutrinas Cristãs (julho-agosto)

Ementa: A Compreensão das Verdades Caracterizadoras do Cristianismo. Os Credos. As Confissões de Fé Reformadas. Os Artigos de Religião. O Quadrilátero de Lambeth. A Doutrina, a Igreja e as Seitas. A Sã Doutrina e as Heresias.

Quarto Módulo: Ética e Discipulado (setembro-outubro)

Ementa: A Ética de Revelação: Lei, Estatutos, Mandamentos, Ensino Apostólico. Ética e Moral. Moral e Moralismo/Legalismo. Valores. A Ética, o Espírito Santo e a Santidade. Áreas da Ética: Pessoal, Relacional, Profissional, Cidadã. Ética, Discipulado e Reino de Deus. Ética e Espiritualidade Integral.

Quinto Módulo: Evangelismo e Missão (novembro-dezembro)

Ementa: A Grande Comissão. A Missão Integral da Igreja. O Plano de Salvação. Parcializações da Missão: Fundamentalismo, Teologia da Libertação, Liberalismo Moderno e Pós-Moderno. Evangelismo e Missão na Teologia Anglicana. Autores. As Conferências de Lambeth. A Década do Evangelismo. Evangelismo e Gafcon. O Evangelismo e a Missão na Diocese do Recife. Missão Integral e Espiritualidade Integral. Metodologia.

Segundo Ano: 2010

Sexto Módulo: História da Igreja I (março-abril)

Ementa: História Antiga e Medieval. Os Pais Apostólicos. Os Pais da Igreja. As Controvérsias e as Heresias. O Estabelecimento do Cânon Bíblico, dos Credos, dos Sacramentos e do Episcopado. A Cristandade no Oriente e no Ocidente. A Pré-Reforma.

Sétimo Módulo: História da Igreja II (maio-junho)

Ementa: A Reforma e os Tempos Modernos. Ramos Reformados: Luteranos, Calvinistas, Anglicanos, Anabatistas. A Confessionalidade Protestante. O Puritanismo. O Pietismo. Os desafios do Iluminismo para o Cristianismo da Idade Contemporânea. Movimento Missionário. Movimento Pentecostal. Movimento Ecumênico. Movimento de Lausanne.

Oitavo Módulo: Liturgia (julho-agosto)

Ementa: A Liturgia em Israel e na Igreja Primitiva. Evolução Litúrgica no Oriente e no Ocidente. A Estética. Símbolos, Ritos e Cerimônias. Anglicanismo e Reforma Litúrgica. Panorama do Livro de Oração Comum Brasileiro (LOCb).

Nono Módulo: Anglicanismo (setembro-outubro)

Ementa: História (Fase Celta, Romana e Reformada). Identidade. Doutrina. Cânones. Liturgia. Governo. Correntes. A Comunhão Anglicana. Expansão. Problemas da Atualidade.

Décimo Módulo: Cartas Paulinas (novembro-dezembro)

Ementa: A Pessoa de Paulo. Uma Panorâmica das Cartas. Sua Teologia. Principais Ensinos Doutrinários. Ênfase na Carta aos Romanos. O lugar da teologia paulina do cristianismo atual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário